Antes as mulheres  tinham um objetivo que era de educadoras e viviam em função do homem, sendo pouco valorizadas e tendo o papel de submissão na sociedade. Hoje as mulheres “ deixaram”  o lar e foram para o mercado de trabalho com o objetivo de compor a renda familiar.

Essas mudanças têm o passado marcado por grandes conquistas. Uma delas é o direito ao voto conquistado pelas mulheres. Até 1932 esse era um direito só de homens. Outra conquista foi a lei do Divórcio que para muitas mulheres representou sua liberdade, pois a partir daí puderam reescrever sua história e serem donas do seu destino.

Atualmente as mulheres exercem  praticamente todas as atividades que antes eram executadas pelo homem. Hoje podemos ver mulheres á frente das grandes pesquisas tecnológicas e cientificas, mostrando toda sua capacidade.

Devemos observar que, apesar das consideráveis mudanças comportamentais da sociedade, ainda prevalece costumes machistas e discriminatórios. Mas isso pode mudar a partir de pequenas iniciativas, como ensinar que os trabalhos domésticos são responsabilidade de todos.

Homens e mulheres podem fazer uma sociedade melhor, se esforçando para conquistar uma sociedade igual em direitos. Só assim teremos um futuro de muitas conquistas e vitórias para ambos os sexos.

A Secretaria de Mulheres do Sindicato tem a finalidade de auxiliar a trabalhadora metalúrgica a lutar por seus direitos e igualdade.

Para qualquer tipo de orientação ou informação, as metalúrgicas podem vir a nossa sede (Rua Camilo Flamarión, 55 – Jardim Industrial – Contagem) ou ligar para as diretoras do Sindicato que elas terão um grande prazer em ajudá-las.

Secretária das Mulheres : Margareth da Silva – 97300-0233