A Secretaria de Saúde doTrabalhador é uma instancia do Sindicato dos trabalhadores metalúrgicos e possui a finalidade legal prevista na CLT, lei previdenciária 8213/91 a portaria 3214 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem o dever de atender as demandas que norteiam a segurança do trabalho e a saúde ocupacional dos trabalhadores da categoria metalúrgica representados pelo Sindicato de Belo Horizonte, Contagem e região. O serviço prestado nesta secretaria vai desde o protocolo de documentos relativos à CIPA, SIPAT, etc., até o acompanhamento de eleições, pois interessa ao Sindicato o acompanhamento, objetivando evitar fraudes no processo eleitoral, ou duvidas na organização das Cipas pelas empresas, pois o controle da Cipa em algumas empresas são tão exagerados, que engessa os princípios legais definidos na CLT e NR-5 que obedece à portaria ministerial 3214 e a Cipa acaba virando uma comissão fantasma não cumprindo o papel legal pela qual foram constituída.

É importante que os trabalhadores procurem o Sindicato através da Secretaria de Saúde do Trabalhador quando sentir que na empresa onde trabalha a CIPA não vai bem, não cumpre seu papel de zelar pela segurança e saúde ou se a estrutura física não está funcionando adequadamente, pois nem sempre a medicina do trabalho nas empresas tem o olhar clinico desejado para verificação das condições dos postos de trabalho em que estão submetidos os trabalhadores. Os ambientes de trabalho nas empresas terão que ser saudáveis dentro da jornada normal de trabalho, pois conforme o tempo de exposição aos riscos ambientais, os trabalhadores podem adquirir distúrbios que irá acompanhá-lo pelo resto da vida. Assim as normas regulamentam a exposição do trabalhador aos níveis aceitáveis e o Sindicato fiscaliza o cumprimento do PPRA e PCMSO das empresas. Em caso de denuncia ou duvidas, ligue para: 3369 0521, ou se preferir envie e-mail para: saudedotrabalhador@sindimetal.org.br, atenderemos com prazer e responderemos aos que deixarem contatos. Garantimos sigilo das informações e da identidade do trabalhador.

Entre as tarefas da secretaria

• Solicitar e acompanhar as fiscalizações da SRT/MTE (Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego).
• Negociar processos eleitorais de CIPA.
• Organizar e informar na área de segurança e saúde dos metalúrgicos.
• Assessorar a diretoria em negociações com a FIEMG, discutindo a pauta de saúde do trabalhador, etc.

Horário de funcionamento

De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3369-0521 ou pelo e-mail: saudemetal@terra.com.br

Secretário de Saúde: Marcelo Sebastião de Campos.