Com o slogan As mãos são ferramentas insubstituíveis, o Sindicato realizará nos dias 24 e 25 de maio, o II Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador.
As empresas já estão sendo informadas sobre o evento e a secretaria de saúde do trabalhador está com expectativa de realizar um grande evento, pois a convenção coletiva dos metalúrgicos pactuou na cláusula 59ª (quinquagésima nona), a liberação dos membros titulares da CIPA para participação no seminário.
Há muito tempo é sentido na categoria metalúrgica a necessidade dos empregadores reunirem esforços destinando investimentos em proteções de máquinas para evitar os acidentes de modo geral, principalmente ferimentos, esmagamentos e até amputações de dedos e mãos.
Em todos os oito municípios abrangidos pela CCT metalúrgica, não são raros os acidentes de trabalho. O Sindicato vem alertando os trabalhadores sobre as subnotificações de vários acidentes, pois nem sempre as empresas emitem a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), que é um documento obrigatório conforme previsto em lei no caso de ocorrência de qualquer acidente.
Somente os trabalhadores organizados e conscientes dos riscos poderão agir de forma correta tanto na execução das tarefas como na exigência de ambientes mais seguros para exercitar suas funções dentro das fábricas.
PROGRAMAÇÃO
24/05 – 8h às 17h
Palestra e debates sobre Segurança no Trabalho e Doenças ocupacionais
25/05 – 8h às 12h
A CIPA como ferramenta de prevenção
Encerramento
Deixe um comentário