Educadores de MG fazem paralisação de 24 horas e realizam assembleia

Categoria rejeitou, no dia 26 de setembro, proposta de reajuste apresentada pelo governo de Minas Gerais

Educadores e educadores do Estado de Minas Gerais fazem greve de 24 horas nesta terça-feira (8) e participam de assembleia, às 14 horas, no pátio da Assembleia Legislativa. Em reunião com as entidades representativas da educação, na última sexta-feira (4), o governo do Estado não apresentou nova proposta para as categorias. No dia 24 de setembro, o governador anunciou um projeto de 5% de rejuste, em outubro, e 2,5 de progressão, a partir de janeiro de 2014. A proposta foi recusada por educadores e educadoras, por unanimidade, na assembleia do dia 26 de setembro, no estacionamento do Palácio das Mangabeiras, onde trabalhadores e trabalhadoras em educação estão acampados desde o dia 30 de agosto.

“O governo não permitiu que a reunião de sexta-feira fosse transmitida, controlou o tempo das falas das pessoas e rapidamente encerrou a reunião, sem nova data, sem um cronograma de negociações. A pressa do governo do Estado em encerrar a reunião evidencia que ele quer empurrar sua proposta para cima da categoria e levar o mais rápido possível o seu projeto à Assembleia Legislativa. Foi um desrespeito aos trabalhadores de educação. O governo já sabia que rejeitamos sua proposta, em assembleia no dia 26 de setembro. Apresentamos 15 pontos de pauta, mas não atendeu nenhuma. Minas não paga o piso salarial, mantém o congelamento da carreira, o tempo de serviço dos educadores até 2011 foi jogado no lixo e o acordo feito a dois anos foi desrespeitado. Por isso temos que pressionar a Assembleia Legislativa. Daí a importância nos mobilizar e participarmos do Conae e da assembleia estadual desta terça-feira”, disse Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG.

Fonte: CUT/MG e Sind-UTE/MG