Metalúrgicos se reúnem com a FIEMG na SRT

Amanhã (quinta-feira), às 08h30, os metalúrgicos de Minas Gerais se reúnem com representantes da FIEMG na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), para tentar superar o impasse nas negociações pela campanha salarial 2013.

A mediação no Ministério do Trabalho acontece depois de mais de três meses de campanha salarial e após nove rodadas de negociação direta entre as partes. Durante esse período, na tentativa de chegar a um acordo, os representantes dos trabalhadores alteraram quatro vezes a proposta de reajuste salarial.

Já a patronal fez uma única proposta até agora, que foi rejeitada por unanimidade em assembleias da categoria realizadas em todo o estado. A proposta propõe um reajuste de 5,9% na sua melhor faixa, o que significa praticamente apenas a reposição da inflação.

O que mais revolta os trabalhadores e os sindicatos é a chantagem dos patrões, que na mesa de negociação colocaram como condição para melhorar a proposta, a aceitação do banco de horas pela categoria.

Essa postura dos patrões está revoltando os trabalhadores. O clima de insatisfação cresce nas fábricas. Nas últimas semanas já aconteceram paralisações em algumas empresas com atraso na produção. Caso não haja avanços na reunião de amanhã, a mobilização será intensificada e vão pipocar paralisações e greve em fábricas da categoria.