Sindicato entrará com ação para recuperar as perdas dos trabalhadores no FGTS

O Departamento jurídico do Sindicato entrará com ação na Justiça para recuperar as perdas dos trabalhadores metalúrgicos de BH/Contagem e região na correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) desde 1999. A decisão foi tomada em reunião de executiva (foto) realizada na  terça-feira (28/01).

O Sindicato deverá ajuizar a ação coletiva em beneficio dos trabalhadores sócios da entidade ainda nesta semana, informou o Dr. José Caldeira Brandt, assessor jurídico da nossa entidade.

Segundo análise feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as perdas dos trabalhadores podem variar de 57,7% a 88,3%.

Até agora foram impetradas mais de 20 mil ações, nesse sentido, em todo o Brasil. Desse total, umas 13 mil foram julgadas improcedentes, ou seja, a Justiça não deu ganho de causa aos trabalhadores.

Apesar desses resultados negativos na Justiça para os trabalhadores, nas últimas semanas as coisas começaram a “mudar de figura”, pois dois juízes, um do Paraná e outro de Minas Gerais reconheceram que os trabalhadores tiveram perdas e que, portanto, deveriam ser ressarcidos.

Essas decisões da Justiça favoráveis aos trabalhadores é uma grande vitória para a classe trabalhadora e servem como precedente para que as demais ações, inclusive a nossa, também tenham resultado favorável.