Assembleia dos metalúrgicos de BH/Contagem aprova pauta

Em assembleia realizada na última quinta-feira, 17 de julho, os metalúrgicos de BH/Contagem e região, aprovaram a pauta de reivindicações que será apresentada a FIEMG (sindicato patronal), no dia 31 de julho. A partir de agora é com você companheiro, é sua luta que vai fazer a diferença. O tamanho da nossa vitória será do tamanho da nossa mobilização.

As principais reivindicações da  pauta

Reposição da inflação e aumento real – O aumento real, além de ser uma reivindicação justa, pois precisamos repor as perdas que tivemos nos salários nos anos 90, principalmente durante o governo FHC, é importante também para manter e aumentar o poder de compra dos nossos salários.

Piso salarial digno – Os metalúrgicos de Minas são tão qualificados e produtivos quanto os trabalhadores de São Paulo e outros estados, no entanto recebem um salário três vezes mais reduzidos. Isso não é justo, é preciso por fim a essa diferença. Trabalho igual, salário igual.

Abono – A maioria das empresas do setor continuam crescendo, lucrando bem acima da média nacional. Nada mais justo que os trabalhadores mineiros recebam um abono pelo seu esforço e contribuição como reconhecimento pelo resultado alcançado pelas empresas aqui de Minas.

Auxilio Creche – Cresceu muito o número de trabalhadoras na indústria metalúrgica. Só que a falta de vagas em creches públicas e recursos para pagar uma creche ou babá, continua sendo uma das maiores dificuldades enfrentadas por essas companheiras, que quando chegam voltam pra casa, ainda tem de cuidar dos filhos e das tarefas caseiras.

Manutenção das conquistas anteriores – Para ampliar as conquistas, é preciso primeiro manter as conquistas anteriores. Atualmente há uma investida patronal muito grande em todos os setores para retirar direitos dos trabalhadores. Na nossa categoria, os patrões querem constantemente flexibilizar direitos e continuam insistindo na implantação do banco de horas. Não vamos permitir!

Com você do nosso lado vamos vencer este desafio

A aprovação da pauta de reivindicações é o primeiro passo da  campanha salarial 2014. O lançamento da campanha será no dia 31 de julho. Pela manhã acontecerão assembleias nas portarias das fábricas e um debate com parlamentares na sede do Sindicato. À tarde a pauta será entregue na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e depois uma passeata sairá pelo centro da cidade.
Para o presidente do Sindicato, Geraldo Valgas, a partir de agora é preciso que os metalúrgicos participem dessa luta. “Conversem com seus colegas de trabalho e comecem a mobilização na fábrica, pois só vamos conquistar a vitória se mostrarmos unidade e mobilização do começo até o fim. Não será uma campanha salarial fácil, isso nós sabemos. Todas as vitórias que tivemos ao longo da nossa história foram conquistadas com muita garra e luta. Este ano, não será diferente, mas com você lutando do nosso lado vamos vencer mais este desafio. Juntos somos muito mais fortes, concluiu.