Plebiscito da Reforma Política

Após as grandes manifestações ocorridas em nosso país durante o mês de junho de 2013 e considerando a série de reivindicações levantadas pelos diversos setores organizados da sociedade brasileira, percebemos, naquele momento, que o governo sinalizou algumas mudanças importantes do ponto de vista político.

Entre essas sinalizações vimos a presidenta propor ao Congresso, Senado e ao povo brasileiro, uma constituinte exclusiva para tratar o tema da reforma política em nosso país.

No nosso ponto de vista, se isso acontecer haverá uma mudança fundamental na política brasileira que proporcionará a abertura de caminhos para que se estabeleça uma série de reformas estruturais que nosso país precisa para alcançar uma sociedade mais justa.

Com essas reformas, o Estado brasileiro terá as condições mínimas para desenvolver programas sociais mais efetivos que venham a atender principalmente a população de menor renda do Brasil.

Temos que entender que o sistema político que existe hoje em nosso país é marcado por uma imensa desigualdade na representação de classes, tanto no Congresso quanto no Senado. É importante saber que a metade do Parlamento hoje no Brasil tem a representação de cinquenta por cento de empresários, o que não representa a grande maioria do povo brasileiro.

O que não devemos esquecer também é que 90% do financiamento da campanha destes parlamentares é feita pelos próprios empresários e que, para se eleger, um deputado federal, por exemplo, investe cerca de um milhão de reais ( segundo dados da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (ASLEGIS).

Diante desta situação injusta de representação no Congresso (onde predomina os representantes dos empresários elaborando cada vez mais projetos em defesa dos interesses do capital e excluindo cada vez mais a classe operária brasileira dos seus direitos básicos), as organizações sociais brasileiras se uniram em torno do projeto do plebiscito popular por uma constituinte exclusiva para mudança no sistema político no Brasil.

O Plebiscito envolve toda a população, para que através do voto de milhões de brasileiros seja possível mudar essa forma injusta de representação no Congresso. Votando a favor da mudança do sistema político, o povo estará pressionando o governo para que essa mudança seja feita.

A votação do Plebiscito ocorrerá entre os 01 a 07 setembro de 2014 em todo Brasil. Qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação. Em nosso caso, o Sindicato disponibilizará urnas fixas e itinerantes para que os trabalhadores possam votar durante o horário de almoço nas empresas ou no Sindicato.

Portanto companheiros, na primeira semana de setembro, toda nossa categoria deve manifestar, através do voto, a vontade de transformar para melhor nosso sistema político e cada vez mais buscar justiça na representação dos nossos interesses junto ao Congresso Federal.

Walter Fideles, Secretário Geral do Sindicato