A 12 dias do primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) oscilou dois pontos percentuais para cima e mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira pelo site do jornal “O Estado de S.Paulo”, a petista tem 38% das intenções de voto, contra 36% na pesquisa que veio a público em 16 de setembro.
A ex-senadora Marina Silva (PSB) aparece no segundo lugar, com 29% das preferências. A pessebista oscilou um ponto para baixo em relação ao levantamento anterior, fruto de ataques constantes de seus adversários na corrida presidencial.
Já o candidato do PSDB, Aécio Neves, ficou com os mesmos 19% registrados no levantamento anterior. Os resultados, que mostram que o tucano parou de crescer, frustram os planos do PSDB de chegar ao segundo turno da corrida presidencial.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Dilma e Marina agora estão empatadas, com 41% das preferências. No levantamento anterior, a ex-senadora tinha uma vantagem de três pontos percentuais, com 43%, e Dilma, com 40%. No cenário entre a petista e o tucano, a presidente aparece com 46%, ante 35% de Aécio.
Os demais candidatos, somados, têm 4%. Segundo o levantamento, 5% estão indecisos e 7% dizem que vão votar nulo ou em branco. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A avaliação positiva do governo Dilma subiu de 37% para 39%. Não houve mudanças nas taxas da população que consideram a gestão regular (33%) e ruim ou péssimo (28%)
O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-00755/2014.
Fonte: Valor Econômio
Deixe um comentário