II Encontro das Mulheres da FEM/CUT- MG

O II Encontro Estadual de Mulheres Metalúrgicas da FEM/CUT realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2016, em Jabuticatubas (MG), abordou temas muito importantes e também preocupantes como os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Diante de várias preocupações, a Federação, juntamente com o coletivo de mulheres viu a necessidade de dialogar com as companheiras no sentido de orientá-las sobre a prevenção e os riscos diante das suas ocupações.

Neste encontro tivemos a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência dos nossos palestrantes que apresentaram estudos e estatísticas abrilhantando o encontro. Eles nos honraram com suas ricas e importantes apresentações, contribuindo com conhecimento dos presentes para identificar os riscos e capacitando-os para atuar no combate e na prevenção as doenças e acidentes do trabalho.

Além da riqueza de conhecimentos apresentada pelos profissionais tivemos também representantes da Previdência social que contribuíram em relação à reabilitação do INSS.

No encontro interagimos com todos esses temas e também tivemos a oportunidade de aprender sobre os aspectos jurídicos e as consequências das doenças e acidentes do trabalho com objetivo de mostrar as mulheres como é o perfil das metalúrgicas no mercado de trabalho.

Diante do cenário político que estamos vivendo é preciso discutir e interagir com as companheiras sobre a necessidade de alerta do mundo do trabalho e também da conjuntura atual.

Foi exatamente sobre isso que a presidenta da CUT, Beatriz Cerqueira deixou o seu recado para as participantes. Companheiros, representantes de vários sindicatos, também contribuíram com apresentações importantíssimas sobre como funcionam as secretarias de saúde nos sindicatos

Para finalizar o evento, as metalúrgicas aprovaram resoluções para serem apresentadas no próximo Congresso da Federação. Mais uma vez agradecemos as entidades representadas e a cada companheira (o) que nos honraram com presença e participação no evento.