Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação

Dia 10 de junho é Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação convocado pela Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo. Mais uma vez iremos às ruas denunciar o que o governo ilegítimo do Michel Temer tem feito de ataque à democracia, às políticas públicas e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

O golpe tem como alvo central os direitos e as conquistas da classe trabalhadora e dos setores explorados e oprimidos do nosso povo, o golpe é contra a soberania nacional através das privatizações e da entrega do Pré-sal.

Neste sentido, a direção executiva da CUT Minas reunida no dia 31 de maio debateu ações para o enfrentamento desta conjuntura. No mesmo dia aconteceu a plenária sindical da CUT e CTB. A partir das discussões feitas nestas instâncias orientamos:
1) construção de paralisações no dia 10 de junho de acordo com as características de cada ramo;
2) realização de debates nas categorias, ramos e regionais sobre o golpe em curso em nosso país e sobre a retirada de direitos;
3) fortalecer a Frente Brasil Popular em todas as regiões do estado participando dos coletivos e ações;
4) realização de uma ampla plenária sindical estadual cutista no dia 9 de julho.
5) realização de atividades públicas que dialoguem com a sociedade sobre os ataques feitos pelo governo golpista;
6) realizar plenárias sindicais regionais e debater a construção de uma greve geral;
7) ocupação de espaços públicos com panfletagens, barracas e outras formas de comunicação popular.
8) articulação de atuação em rede dos ramos com a participação de categorias diferentes em plenárias, assembleias e reuniões.
9) Fortalecer as ocupações em curso que visam resistir ao desmonte de políticas públicas e de resistência ao golpe. Em Belo Horizonte temos as seguintes ocupações que precisam de apoio:
a) Ocupação Mata Machado, na Faculdade de Direito da UFMG;
b) Ocupação na Funarte, na Rua Januária, 68, bairro Floresta;
c) Ocupação da Sede do Ministério da Saúde, Rua Espírito Santo, 500;
d) Ocupação no Centro de Referência da Juventude, Rua Guaicurus, 100, Centro.
10) participação no Ato do dia 12 de junho em Belo Horizonte, 10 horas, na Praça da Liberdade.

Ato em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, o ato está convocado para concentração no dia 10 de junho às 17 horas, na Praça Afonso Arinos.
Orientamos que, onde não tenha ato local, sejam organizadas caravanas para o ato em Belo Horizonte.

Calendário Frente Brasil Popular

Dias 1 à 7/06 – Semana de Mobilização em Defesa do SUS e da Seguridade Social. Fora Temer!
Dia 2/06 – Rio de Janeiro Ato com as Mulheres (Dilma)
Dia 3/06 – Rio Grande do Sul Ato em Porto Alegre (Dilma)
Dia 6/06 – Ato Nacional contra as Privatizações das estatais, às 14h na Fundição Progresso no Rio de Janeiro.
Dia 8/06 – Mobilização Nacional em Defesa da Assistência Social.
Dia 10/06 – Dia Nacional de Mobilizações e Paralisações “Não ao Golpe, Fora Temer”. Concentração começa às 17 horas na Praça Afonso Arinos, Centro Belo Horizonte. Marcha seguirá até a rua Espírito Santo, 500, no prédio do Ministério da Saúde, onde está o Ocupa SUS, e vai até a Praça da Estação, onde o Centro de Referência da Juventude (CRJ) também está ocupado.
Dia 12/06 – Dia dos Namorados – atividades de agitação com o mote: #AmorSimGolpeNão
Dia 15/06 – Pernambuco Grande Ato no Recife, e debate na UFPE (Dilma)
Dia 15/06 – Paraíba encontro com Governador e Ato de Rua (Dilma)
Dia 16/06 – Bahia encontro governador e ato de Rua em Salvador (Dilma)
Dia 16/06 – Reunião do Coletivo Nacional da FBP, em São Paulo.
Dia 17/06 – Recife: debate na UFPE e ato (Dilma)
Dias 18 e 19/06 – I Encontro de Comunicação da Frente Brasil Popular em São Paulo.
Dia 21/06 – São Paulo ato das Mulheres (Dilma)
Dia 25/06 – Marica- RJ encerramento do Festival Internacional da Utopia (Dilma)
Dia 28/06 – Ceara Ato da Juventude com Dilma e encontro com governador e ato de rua
Dia 29/06 – Pará Ato em Belém (Dilma)
Dia 12/07 – Marcha dos Servidores das estatais em Brasília

Segunda quinzena de Julho (indicativo) – “Encontro Nacional da Classe Trabalhadora”, em São Paulo.

Fonte: CUT/MG