Campanha Salarial Unificada se consolida e define Calendário de Lutas

A Campanha Salarial Unificada deste segundo semestre de 2016, com o apoio de categorias que já concluíram as negociações, foi consolidada em reunião realizada no dia 12/08, na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG). O encontro, em que foram compartilhadas as pautas, as estratégias e próximas ações, contou com a participação de dirigentes da CUT/MG, de eletricitários, servidores públicos municipais, federais e estaduais, trabalhadores dos Correios, bancários, metalúrgicos e metroviários.

A Campanha Salarial Unificada, dos setores público e privado, foi construída para fortalecer a luta dos trabalhadores nas negociações e evitar o isolamento nos confrontos com os patrões. A unificação é fundamental na atual conjuntura político-econômica, em que direitos de toda classe trabalhadora são ameaçados por projetos como a PEC 241 e o PLP 257, que tramitam no Congresso Nacional. E em que é essencial lutar contra dezenas de outras propostas também prestes a entrar na pauta, como a terceirização sem limites, o negociado se sobrepor ao legislado, as reformas trabalhistas e da Previdência.

As campanhas acontecem numa conjuntura nunca enfrentada. Estamos enfrentando um golpe de estado e ele está sendo dado com o claro objetivo de retirar direitos, acabar com a CLT e promover uma reforma da Constituição retirando dela toda a proteção a direitos sociais e humanos. Este governo além de golpista promove um estelionato eleitoral ao impor uma agenda que foi derrotada nas urnas em 2014. É preciso nos prepararmos, as próximas lutas serão de longo prazo com novas táticas, a ser construídas coletivamente.

Mobilizações e atividades foram debatidas e uma agenda, com as próximas ações e pautas conjuntas, foi definida. A Campanha Salarial Unificada conta, desde já, com a adesão das demais categorias que têm data-base no segundo semestre e das que vão fortalecer as lutas para mais conquistas e a garantia dos direitos da classe trabalhadora.

Calendário de Lutas – Campanha Salarial Unificada
15/8 – Reunião do Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular, em São Paulo
16/8 – 9 horas – Plenária Estadual das Servidoras e dos Servidores Públicos
10 horas – Lançamento da Campanha Salarial Nacional dos Bancários, na Praça Sete