Campanha Salarial Unificada 2016

Valorização é o caminho para a retomada do crescimento

Companheiros estamos divulgando ao lado as principais reivindicações dos metalúrgicos de Minas Gerais que constam na pauta apresentada a FIEMG no dia 29 de julho. Essas são reivindicações específicas da Campanha Salarial 2016, mas nossa luta é muito maior e mais ampla, pois estão em jogo direitos históricos conquistados com muito sacrifício pelos trabalhadores brasileiros ao longo das últimas décadas.

Diante da forte crise política e econômica que afeta o país, cresce o perigo de retrocessos para os trabalhadores. Por isso, neste momento difícil, a classe trabalhadora brasileira precisa manter a unidade na luta por valorização e por avanços, sem ceder nenhum direito.

Valorização do Trabalhador
Só haverá retomada do crescimento se houver valorização dos trabalhadores. E como o patrão valoriza seu trabalhador? pagando salários dignos e mantendo ou até ampliando seus direitos. E porque pagar bem aos trabalhadores é o caminho para a retomada? Porque quem compra os produtos fabricados pelas empresas, na grande maioria são os assalariados. Quando você fortalece a renda do trabalhador e aumenta o seu poder de compra, faz crescer o consumo e aquece a economia da região, do estado e do país.

Nenhum direito a menos
Quando reivindicamos avanços econômicos e pedimos a manutenção das demais cláusulas na nossa campanha salarial, na verdade, estamos querendo dizer para o patrão que a empresa dele não conseguirá crescer se for à custa de redução e retirada de direitos para os trabalhadores. O mesmo raciocínio vale para o Brasil, se houver retrocessos para o conjunto dos trabalhadores, o país não conseguirá avançar.