Outubro Rosa 2016, conscientização e prevenção do câncer de mama

O Movimento Outubro Rosa busca conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ele surgiu na década de 90, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das açõe e tendo o laço cor de rosa como símbolo. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Conhecimento

A doença está relacionada a fatores de risco, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% de casos novos a cada ano. Esse tipo de câncer também acomete homens, porém é raro, com apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

As metalúrgicas da base do Sindicato de BH/Contagem e região abraçaram a Campanha “Outubro Rosa” a favor da conscientização e prevenção do câncer de mama.