Manifestações e protestos em Minas no Dia Nacional de Luta

Metalúrgicos da CUT, CTB, Força Sindical e CSP Conlutas deram o seu recado aos patrões ontem , 14 de setembro, Dia Nacional de Luta, Mobilização e Greve, contra a implementação da reforma trabalhista e a aprovação da reforma da previdência.

Ainda de madrugada, os trabalhadores da GE, na Cidade Industrial em Contagem, foram convidados a acompanhar as manifestações dos sindicalistas. Vários pararam para ouvir o recado dos dirigentes, porém a direção da empresa chamou a Polícia Militar, que chegou forçando a entrada de todos para dentro da fábrica. Tal atitude, tanto da empresa quanto da PM, acabou resultando em acidente com um trabalhador.

Depois de ser colocado para dentro da empresa o trabalhador caiu de sua motocicleta, o que configura acidente de trabalho. Uma ambulância do SAMU foi ao local prestar atendimento ao funcionário. O Sindimetal BH/Contagem vai apurar se a empresa emitiu a CAT .

Houve manifestação na  BR 381, próximo a FIAT Automóveis, onde os metalúrgicos bloquearam toda a via por algumas horas. Atos contrários à implementação da reforma trabalhista  também ocorreram em Juiz de Fora, cidades do Sul de Minas, na Zona da Mata e no Vale do Aço. Em todos as atividades estão sendo coletas assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) pelo anulação da Reforma Trabalhista. Esta iniciativa é da CUT e foi lançada no último dia 7 de setembro, durante o ato do Grito dos Excluídos. O objetivo é colher, no mínimo, 1,3 milhão de assinaturas, para que o projeto seja aceito no Congresso Nacional.

Para aderir ao PLIP, além do nome e assinatura é preciso também acrescentar os dados constantes do título de eleitor (número do documento e números da zona e sessão eleitorais).

O abaixo assinado do PLIP e outros materiais da campanha podem ser baixados clicando aqui.

Foto: Leandro Gomes
Fonte:  FEMCUTMG com Sindimetal