Metalúrgicos de BH/Contagem e região aprovam acordo e encerram campanha salarial 2017

Em assembleia realizada ontem, terça-feira (17/10), os metalúrgicos de BH/Contagem e região aprovaram a proposta de acordo construída na última reunião de negociação com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), encerrando assim a campanha salarial 2017.

A proposta garante a reposição integral da inflação, com um índice de 1,63% medido pelo INPC no período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro, divulgado pelo governo no último dia 06 de outubro. Este reajuste será aplicado no salário de outubro.

Também costa na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano um abono no valor de R$460,00 para os trabalhadores das empresas que não possuem programa de PLR, que será pago no salário de Janeiro. Com relação às férias, ficou acertado que o trabalhador deverá ser comunicado com 15 dias de antecedência e poderá ter suas férias antecipadas antes de completar 12 meses de serviço.

Todos trabalhadores terão garantia de emprego e salário por 30 dias, a contar da data de assinatura do acordo.

PRINCIPAIS PONTOS DO ACORDO

REAJUSTE SALARIAL: 1,63% (INPC)
ABONO: R$460,00 para empresas que não possuem PLR
HORAS EXTRAS: Pagamento de percentuais que variam de 60% a 150%
FÉRIAS: Direito ao abono de férias e mais 1/3. A comunicação das férias deverá ser feita com 15 dias de antecedência e ela poderá ser antecipada sem que o trabalhador tenha completado 12 meses de serviço.
GESTANTES: Garantia de seis meses após o parto.
GARANTIA DE EMPREGO E SALÁRIO: 30 dias a contar da data da assinatura do acordo.
MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS DA CCT

TAXA DE NEGOCIAÇÃO
– Para salários até R$2.000 = 2 parcelas de R$20,00
– Para salários acima de R$2.000 = 2 parcelas de R$30,00
A taxa será cobrada no pagamento de novembro e dezembro.
– Associados do Sindicato terão isenção da mensalidade de dezembro.