Metalúrgicos alemães conquistam redução de jornada de 35 para 28 horas semanais

A força de um sindicato e o seu poder de transformação se medem pela organização e a consciência política da categoria. Exemplo disso foi a grande conquista alcançada pelos metalúrgicos da Alemanha.

O IG Mettal, o mais forte sindicato alemão, que representa 3,9 milhões de trabalhadores nos setores metalúrgico e automotivo, obteve uma vitória que abre importante precedente – na Alemanha e no mundo – visando à qualidade de vida dos trabalhadores.

Depois de uma série de reuniões tensas e paralisações de advertência de 24 horas, com prejuízo de € 200 milhões à economia de empresas como Porsche, BMW, Airbus e Daimler, a categoria conseguiu um aumento da massa salarial de 4,3%, ante a reivindicação de 6%, e a redução da jornada de trabalho semanal de 35 para 28 horas.

O acordo vai vigorar pelos próximos 27 meses e proporciona cobertura para 900 mil trabalhadores na principal área industrial do país. A expectativa agora é que os benefícios conquistados influenciem outras negociações permitindo alcançar toda a base do sindicato.

No Brasil, a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, pouco avança, muito em função da falta de mobilização dos trabalhadores. Mudar essa realidade depende de cada trabalhador e trabalhadora enxergar no sindicato um instrumento de transformação.

Dar aos trabalhadores o direito de encurtar as horas de trabalho e poder determinar o próprio balanço entre vida privada e trabalho é uma excelente resposta para a indústria 4.0”, afirma o secretário-geral da IndustriALL.

“Novas tecnologias significam que a produtividade continua a subir. O direito a trabalhar menos horas, enquanto se mantém o mesmo salário, é uma resposta essencial. A produtividade conquistada com a indústria 4.0 precisa ser partilhada com a sociedade e os trabalhadores”.

Com informações são da Rede Brasil Atual