Centenas de mulheres metalúrgicas participaram do VI encontro promovido pelo Sindicato

O VI Encontro de Mulheres Metalúrgicas 2018, realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, marcou o mês das mulheres ao proporcionar às centenas de trabalhadoras da base um momento de reflexão sobre o papel na mulher na sociedade.

Realizado no sábado, 24 de março, o encontro deste ano teve como tema: “Resgatando a História e Planejando o Futuro”, relembrando os 50 anos da greve de 1968, a primeira durante o regime militar, e debatendo o Brasil que queremos para o futuro.

Efigênia de Oliveira, que ajudou a organizar a greve de 68, e sua irmã Conceição Imaculada, secretária geral do sindicato dos metalúrgicos em 1968, relataram as dificuldades e os desafios daquele período, chamando a atenção para o importante papel das mulheres no cenário atual.

“Para consolidar a democracia brasileira, nós precisamos da participação efetiva das mulheres em todos os espaços de poder, porque não se pode consolidar nenhuma democracia sem a participação da maioria. É o que pressupõe o princípio básico da democracia”, disse Efigênia.

Ela também lembrou os avanços obtidos pelas mulheres em vários seguimentos da sociedade, mas chamou a atenção para um importante espaço, no qual se avançou muito pouco, o espaço doméstico. “A família ainda é hoje responsabilidade única das mulheres”.

Conceição também lembrou que o estopim da greve de 68 foi a retirada de direitos da classe trabalhadora, muito semelhante ao que tem acontecido atualmente, após o golpe contra a presidenta Dilma, e disse: “As companheiras têm que ficar atentas no processo eleitoral deste ano, escolhendo e ajudando a eleger candidato comprometido com a defesa da classe trabalhadora. Nós temos a capacidade de transformar, pois somos maioria e estamos presentes em todos os espaços”.

A deputada estadual Marília Campos ressaltou o importante papel das mulheres nas mobilização e manifestações atualmente. “Quem liderou nas ruas a luta contra a reforma da previdência no dia 8 de março foram as mulheres. Em qualquer assembleia, em qualquer passeata as mulheres estão sendo maioria”.

Segundo a deputada federal Margarida Salomão, “com a redução nos programas sociais e a retirada de direitos que estão acontecendo em função do golpe, quem sofre em primeiro lugar são as mulheres, por isso reafirmo que o lugar das mulheres é na luta”.

Toda a direção do sindicato esteve presente no evento, que foi promovido pela Secretaria de Mulheres, através da secretária Margareth. Ao final houve sorteio de brindes para as metalúrgicas.

Veja aqui todas as fotos do encontro

As fotos também estão no Facebook do Sindicato