Sindicato dos Metalúrgicos completou 85 anos este mês

No dia 11 de agosto de 1934, um pequeno grupo de operários acreditou que a união e o compromisso na luta da classe trabalhadora poderia trilhar a categoria num caminho de conquistas. Foi com esse espírito que o grupo fundou o Sindicato dos Operários Metalúrgicos de Belo Horizonte.

Era uma época em que acontecia a expansão dos centros urbanos com a industrialização, o crescimento da classe operária e consequentemente, a necessidade de organização desses trabalhadores para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e salário. Neste cenário nasceu o que hoje é o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e região, que no dia 11 de agosto de 2019 completou 85 anos e tem uma base representativa com oito municípios e cerca de 60 mil trabalhadores.

Desde sua criação o Sindicato esteve presente em vários momentos importantes da vida política e sindical do país e mesmo atravessando períodos conturbados, esta entidade jamais fugiu da luta. Este ano temos mais uma batalha pela frente. Vamos lutar contra a aprovação da reforma da Previdência e contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora.

O aniversário do Sindicato coincide com a nosso campanha salarial. Este ano nosso principal desafio é garantir a valorização dos metalúrgicos e assegurar a manutenção das cláusulas sociais. Nós sabemos e temos certeza que com a união e apoio de toda categoria, este será mais um capítulo de nossa história, que sempre foi forjada na luta.