Diretoria mobilizada na luta pela valorização dos metalúrgicos

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos e BH/Contagem e região está intensificando o trabalho de mobilização na portaria das fábricas para organizar a luta dos trabalhadores por mais direitos, valorização e qualidade no local de trabalho.

A campanha salarial unificada 2019/2020 dos metalúrgicos de Minas, que negocia as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), está numa fase decisiva. A reunião do dia 03 de outubro foi adiada. A próxima rodada de negociações será dia 11 deste mês.

As cláusulas econômicas como reajuste salarial, abono e salário de ingresso serão debatidas nesta reunião. Este é o momento dos companheiros e companheiras se unificarem junto ao Sindicato para fortalecer a luta por um acordo que realmente valorize o sangue e o suor deixado no chão de fábrica.

A reivindicação da comissão de trabalhadores é de um reajuste salarial de 3,5% acima da inflação, abono de R$650,00 e piso salarial de R$1.259,40.

Mais de 80 cláusulas sociais já foram renovadas, o que representa a garantia de vários direitos conquistados. A FIEMG analisa a proposta da comissão de trabalhadores que resguarda os direitos daquele funcionário que retorna de afastamento do INSS. Foi apresentado também uma contra proposta ao programa de compensação de jornada sugerido pela patronal.