INFORMES – ONDA ROXA – METALÚRGICOS

A partir desta quarta-feira, (17/03), em caráter impositivo, todo o Estado de Minas Gerais estará na Onda Roxa do Programa Minas Consciente, visando combater os gravíssimos efeitos do COVID-19.

Conforme a Deliberação nº 130, de 3 de março de 2021, emitida pelo Comitê Extraordinário COVID-19, somente os serviços e as atividades essenciais poderão funcionar.

Em relação ao fechamento das empresas que estão na base de representação dos sindicatos metalúrgicos, a situação é complexa e deve ser analisada individualmente.

As empresas do ramo metalúrgico que produzem bens vinculados aos serviços e atividades essenciais poderão continuar funcionando.

As demais empresas não podem funcionar.

Uma parcela da categoria está expressamente listada como atividade essencial, qual seja, “as oficinas mecânicas, borracharias, autopeças, concessionárias e revendedoras de veículos automotores de qualquer natureza, inclusive as de máquinas agrícolas e afins”.

Os serviços de “assistência técnica em máquinas, equipamentos, instalações, edificações e atividades correlatas, tais como a de eletricista e bombeiro hidráulico” também podem funcionar.

Neste momento, ainda não foi promovida nenhuma alteração na legislação trabalhista.

A expectativa é a de que teremos uma nova Medida Provisória nos próximos dias, tratando de temas como Suspensão do Contrato de Trabalho, Redução de Salário, Auxílio Financeiro, Férias, Banco de Horas, etc.

É fundamental que os Sindicatos enfrentem as questões apresentadas com equilíbrio, buscando dialogar com os trabalhadores e com as empresas, inclusive buscando soluções pela via dos Acordos Coletivos de Trabalho.

A nossa luta é por saúde, empregos e direitos.
Atenciosamente,
Dr. Fábio Moreira
Assessor Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região.