FIEMG TENTA USAR CCT DOS METALÚRGICOS EM BENEFÍCIO DOS EMPRESÁRIOS

As reuniões de negociação entre a comissão de trabalhadores e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que discutem a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos metalúrgicos de Minas, têm avançado pouco em termos de ganhos para o trabalhador.

Em mais uma rodada de negociação, realizada nessa terça-feira, 21 de setembro, a comissão que representa a patronal, após ser provocada, explicou o motivo de recusar a ampliação de benefícios reivindicados em mais de 20 cláusulas da CCT.

Entre os argumentos da patronal, a frase que mais se escutou foi: “não, isso amplia custos”. Em outros casos foi apresentada contraproposta que beneficia a patronal, como no caso do Limite de Aplicação, passando de 10 para 20 trabalhadores.

É bom lembrar que a discussão até agora é sobre cláusulas sociais, como homologação no Sindicato, ausência justificada, licença maternidade e paternidade, retorno do INSS, férias, hora extra, cartão alimentação, teletrabalho, entre outras. A Fiemg não deu previsão de quando vai discutir as cláusulas econômicas.

Das 100 cláusulas vigentes na CCT, 74 já tiveram acordo entre as partes.

A participação da classe trabalhadora junto aos Sindicatos nessa campanha salarial será fundamental para, pelo menos, manter as conquistas da CCT. A patronal está organizada e mobilizada para tentar reduzir qualquer benefício da convenção dos metalúrgicos.

Foi dito com todas as letras pela patronal na mesa de negociação que os empresários comemoraram como conquista a redução de 5% no valor da hora extra, negociado em 2019.

Eles revelaram ainda que para manter as empesas assinando a CCT é preciso que o acordo final seja vantajoso, o que significa ter menos direitos para os trabalhadores. Se já não bastasse o estrago feito pela reforma trabalhista.

Além dos dirigentes sindicais, a comissão de trabalhadores é formada por advogados e assessores que passam horas estudando, discutindo e debatendo estratégias e argumentos no sentido de valorizar o sangue e o suor dos metalúrgicos. Hoje, por exemplo, a reunião começou as 10h00 e finalizou as 13h00.

A comissão de trabalhadores se reúne na quinta-feira, 23, para buscar novas estratégias, e na próxima terça-feira, 28, volta a discutir com a patronal.