SEMINÁRIO DE PLR DESTACA OPORTUNIDADES E RISCOS DURANTE NEGOCIAÇÕES

Durante o seminário online de PLR 2022, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, na última sexta-feira, 25 de março, Fernando Duarte, supervisor técnico do Dieese, chamou a atenção sobre as oportunidades e os riscos em uma negociação.

Segundo ele, a campanha de PLR, além de representar ganhos financeiros maiores para os trabalhadores, é um importante momento de aproximação do Sindicato com sua base.

Porém, ele alerta para os riscos de assinar um acordo que aumente a intensidade e a jornada de trabalho e, dependendo do indicador e da meta negociados, haverá reflexos negativos na saúde e na segurança do trabalhador do chão de fábrica.

Adriana Lamounier, advogada do Sindimetal, chama a atenção para as metas individuais, com destaque para o absenteísmo. “Muitas vezes essa meta obriga o trabalhador ir trabalhar doente para evitar perder a PLR”, disse.

Fernando ressalta que, diante da inflação galopante, juros altos, expectativa de PIB baixo e a guerra na Ucrânia, as negociações deste ano não serão fáceis.

Entretanto, segundo dados do Dieese, pesa em favor dos trabalhadores o crescimento de 9,8% registrado na indústria mineira em 2021. A indústria de transformação registrou 8,7% de crescimento, embora o ano de 2022 tenha iniciado com baixo crescimento.

Mobilização

A mobilização e a participação dos trabalhadores nas campanhas de PLR serão determinantes para alcançar bons acordos. Dados do Dieese de 2021 mostram que as negociações de PLR foram as responsáveis por 40% das 38 greves no setor metalúrgico em Minas Gerais.

Este ano, a expectativa é que acordos de PLR sejam negociados em 40 empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem.

Participaram do seminário Adriana Lamounier, advogada do Sindimetal, Emerson Andrada, coordenador geral do Sindieletro, Aroaldo Oliveira diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a diretoria do Sindimetal e vários trabalhadores membros das comissões de PLR.