Luta por dignidade marca dia do trabalhador em Contagem

O dia de luta da classe trabalhadora em Contagem foi marcado por manifestação, protestos e comemorações. Nesse domingo, 1º de maio de 2022, mesmo sem a tradicional missa de São José Operário em praça pública, trabalhadores, dirigentes sindicais e movimentos sociais marcaram presença na Praça da Cemig.

Organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, o ato teve início com a benção do Padre Ferreira. Sindicalistas, representantes do MST e da Frente Brasil Popular Contagem reivindicaram dignidade, denunciaram os retrocessos causados pelo desgoverno federal, pediram o “Fora Bolsonaro” e declararam apoio a eleição do ex-presidente Lula.

Além de relembrar os quase 12 milhões de desempregados, o protesto chamou a atenção para a inflação galopante, para o desmonte dos direitos trabalhistas, para o aumento da fome e da miséria, para o desinvestimento em pesquisa e inovação e para o sucateamento do Sistema Público de Saúde (SUS), entre outros.

“Estamos vivendo um verdadeiro caos em nosso país. A falta de uma política industrial e a insegurança transmitida pelo desgoverno federal são responsáveis pelo fechamento de grandes fábricas como a da Toyota, da Ford, da Mercedes, da LC e de tantas outras. Em nossa base, foi anunciado que a Stola do Brasil vai encerrar as atividades no país”, disse Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.

Um grupo teatral fez uma performance com pratos e flores, relembrando todas as mazelas vividas pela sociedade. O ato relembrou que milhares de vidas poderiam ter sido salvas se o atual governo tivesse investido em vacina ao invés de cloroquina. A covid-19 já matou quase 700 pessoas no Brasil.

Os manifestantes também protestaram contra a mineração na Serra do Curral, aprovada na calada da noite do dia 30 de abril, pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), com voto favorável do governador Romeu Zema.

Festa

O Sindimetal promoveu um campeonato de truco no clube dos metalúrgicos e também participou da festa organizada pela Prefeitura de Contagem, na avenida João César de Oliveira, em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras.

VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETAS AQUI