GREVE DE 1968 EM CONTAGEM VIRA TEMA DE ESPETÁCULO TEATRAL

A histórica greve de 1968 em Contagem será retratada e relembrada no espetáculo de estreia do grupo de teatro Núcleo Cena Crítica. Foi o que informou Gabriel Vinícios, idealizador do grupo, e Pabs Andrede, co-fundadora, durante reunião com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, Geraldo Valgas, nesta terça-feira, 23 de maio.

Financiada pela lei de incentivo a cultura da Secretaria de Cultura de Contagem, o Núcleo Cena Crítica iniciou os ensaios da peça em abril deste ano e pretende fazer sua estreia em julho.

Vagas convidou o grupo para se apresentar no Sindicato, dia 11 de agosto, data em que a entidade completa 89 anos. Valgas também colocou a sede do Sindicato a disposição do grupo para os ensaios.

“A greve de 1968, a primeira durante a ditadura militar, teve como protagonistas Ênio Seabra, Imaculada Conceição e Joaquim de Oliveira. Iniciada em Contagem, a mobilização dos trabalhadores se espelhou por todo o país e resultou no reajuste salarial de 10%. Além da pauta econômica, os trabalhadores de Contagem lutavam pela implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)”, lembrou Valgas.