INFLAÇÃO CHEGA A 0,56% EM DEZEMBRO E FECHA O ANO EM 4,62%, DENTRO DA META

Pesquisa divulgada dia 11 de janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que em dezembro de 2023, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país ficou em 0,56%.

Com este resultado a inflação anual fechou em 4,62%, dentro da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM), de 3,25% até o máximo de 4,75%. A tolerância de 1,75% para cima ou para baixo. Esta é a primeira vez que a meta é atingida nos últimos dois anos. Em 2022 a inflação ficou em 5,79%, e em 2021, foi de 10,06%.

Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em dezembro. Os alimentos e bebidas foram os grupos que mais aumentaram em dezembro (1,11%), mas ao longo do ano esses itens seguraram o índice anual. Em 2023 os preços dos alimentos subiram 1,03%, o menor valor registrado desde 2017, quando fechou aquele ano com queda de 1,87%. O óleo de soja ficou 28% mais barato no ano passado, seguido do frango em pedaços (-10,12%) e das carnes (-9,37%).

A alimentação no domicílio subiu 1,34%, influenciada pelas altas da batata-inglesa (19,09%), feijão-carioca (13,79%), arroz (5,81%) e frutas (3,37%). Já o leite longa vida recuou pelo sétimo mês consecutivo (-1,26%). As informações são da CUT.