SINDICATO COMEMORA DIA DO APOSENTADO

As atividades em comemoração aos 90 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região começaram nessa quarta-feira, 24 de janeiro, com o Encontro dos Metalúrgicos e Metalúrgicas aposentados (as).

24 de janeiro é a data em que se comemora o dia nacional do aposentado. “Preservar e reconhecer o legado dos trabalhadores aposentados está entre uma das principais políticas do nosso Sindicato, por isso escolhemos o dia de hoje para iniciar a agenda em comemoração a nove décadas da nossa entidade”, disse Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.

Dr. Fernando Marcelo, advogado previdenciário do Sindicato trouxe uma boa notícia para os aposentados com relação a “Revisão da Vida Toda”.

“No final de 2023, o Supremo validou a revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida”, declarou Dr. Fernando.

“A análise do caso foi suspensa em 1° de dezembro de 2023 após um pedido de destaque feito pelo ministro Alexandre de Moraes no plenário virtual da Corte. Com a decisão, o julgamento foi suspenso e terá continuidade na modalidade presencial, dia 1º de fevereiro deste ano”, complementou o advogado.

Francisco Xavier, vice-presidente do Sindimetal, e Carlos Cassimiro (Carlão), diretor do Sindimetal e secretário de finanças da Amabelcon, foram homenageados com uma placa em comemoração pelos 90 anos do Sindicato.

Dezenas de aposentados metalúrgicos e metalúrgicas participaram do encontro, dentre eles, Ênio Seabra, presidente do Sindicato em 1968, cassado pela ditadura militar.
Os participantes do encontro foram recepcionados com um farto café da manhã. Ao final, a orquestra Jovem Escola Estadual Padre João Botelho se apresentou, tocando várias músicas do passado.

VEJA A GALERIA DE FOTOS AQUI