Revivendo o passado, conhecendo e debatendo o presente, preparando o futuro. Este foi o tema do 10º Encontro de Mulheres Metalúrgicas, realizado dia 10 de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
Mais de 200 trabalhadoras lotaram o auditório Joaquim de Oliveira, no Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, para acompanhar as palestras e participar das festividades.
“O tema do encontro deste ano foi construído para provocar as mulheres a olharem para as lutas do passado, realizadas por poucas de nós, entender o nosso papel de agente de transformação da nossa sociedade, onde hoje somos muitas e com muito mais condições de fazer o enfrentamento pelos nossos direitos e espaço”, disse Margareth Gonçalves, diretora da secretaria de mulheres do Sindimetal.
“O Dia das Mulheres deve ser encarado como um dia de luta por mais direitos, por igualdade salarial entre homens e mulheres, por uma sociedade livre do machismo, do patriarcalismo. O encontro hoje é de celebração, mas é também momento de debater as importantes pautas que influenciam diretamente a vida das trabalhadoras da nossa categoria”, ressaltou Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.
Rosane da Silva, secretária nacional de autonomia econômica e política de cuidados do Ministério das Mulheres, falou das lutas que fizeram as mulheres chegarem onde estão hoje e apresentou um pouco do que o governo federal tem feito em prol das mulheres.
“A lei do trabalho igual, salário igual, em vigor desde março deste ano, é um importante instrumento para acabar com a desigualdade. Em média, as mulheres recebem 22% a menos que os homens. Já as mulheres negras recebem 46% a menos que os homens. O sindicato tem papel fundamental na fiscalização do cumprimento da lei, isso porque as empresas agora tem a obrigação de apresentar relatório de transparência, comprovando estarem dentro da lei”, lembrou Rosane.
Moara Saboia, vereador por Contagem, e Carlos Calazans, superintendente do Ministério do Trabalho de Minas Gerais, participaram do encontro. Ana Pimentel e Macaé Evaristo foram representadas por Lara Souza e Rita Evaristo, respectivamente.
Uma placa comemorativa pelos 90 anos do Sindicato foi entregue a Margareth da Silva Gonçalves, Maria Dorvalina Ferreira de Medeiros, Cleide Maria de Oliveira Scarpelli, Adelia Batista Hernandez, Maria de Lourdes Moreira, Rita de Cássia Evaristo.
Deixe um comentário