10º ENCONTRO DE MULHERES METALÚRGICAS

postado em: Notícias | 0

Revivendo o passado, conhecendo e debatendo o presente, preparando o futuro. Este foi o tema do 10º Encontro de Mulheres Metalúrgicas, realizado dia 10 de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Mais de 200 trabalhadoras lotaram o auditório Joaquim de Oliveira, no Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, para acompanhar as palestras e participar das festividades.

“O tema do encontro deste ano foi construído para provocar as mulheres a olharem para as lutas do passado, realizadas por poucas de nós, entender o nosso papel de agente de transformação da nossa sociedade, onde hoje somos muitas e com muito mais condições de fazer o enfrentamento pelos nossos direitos e espaço”, disse Margareth Gonçalves, diretora da secretaria de mulheres do Sindimetal.

“O Dia das Mulheres deve ser encarado como um dia de luta por mais direitos, por igualdade salarial entre homens e mulheres, por uma sociedade livre do machismo, do patriarcalismo. O encontro hoje é de celebração, mas é também momento de debater as importantes pautas que influenciam diretamente a vida das trabalhadoras da nossa categoria”, ressaltou Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.

Rosane da Silva, secretária nacional de autonomia econômica e política de cuidados do Ministério das Mulheres, falou das lutas que fizeram as mulheres chegarem onde estão hoje e apresentou um pouco do que o governo federal tem feito em prol das mulheres.

“A lei do trabalho igual, salário igual, em vigor desde março deste ano, é um importante instrumento para acabar com a desigualdade. Em média, as mulheres recebem 22% a menos que os homens. Já as mulheres negras recebem 46% a menos que os homens. O sindicato tem papel fundamental na fiscalização do cumprimento da lei, isso porque as empresas agora tem a obrigação de apresentar relatório de transparência, comprovando estarem dentro da lei”, lembrou Rosane.

Moara Saboia, vereador por Contagem, e Carlos Calazans, superintendente do Ministério do Trabalho de Minas Gerais,  participaram do encontro. Ana Pimentel e Macaé Evaristo foram representadas por Lara Souza e Rita Evaristo, respectivamente.

Uma placa comemorativa pelos 90 anos do Sindicato foi entregue a Margareth da Silva Gonçalves, Maria Dorvalina Ferreira de Medeiros, Cleide Maria de Oliveira Scarpelli, Adelia Batista Hernandez, Maria de Lourdes Moreira, Rita de Cássia Evaristo.

VEJA AQUI AS FOTOS DO ENCONTRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =