AVANÇA POUCO NEGOCIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL DOS METALÚRGICOS DE MINAS

A FIEMG melhorou sua proposta financeira para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2024/2025), mas ainda está muito abaixo das reivindicações dos trabalhadores.

A proposta foi apresentada durante mais uma rodada de negociação da campanha salarial dos metalúrgicos de Minas, realizada nessa quarta-feira, 16 de outubro.

A patronal propôs reajustar o salário dos trabalhadores em 4,09%, retroativo a outubro, para quem ganha até R$3.000,00. Acima desse valor e até R$7.787,85, a proposta é de um reajuste de 3,09%. Para quem ganha salário superior, o reajuste seria de R$240,63.

A FIEMG propôs ainda um vergonhoso abono salarial de R$276,00 para quem trabalha em empresa com até 10 empregados, e de R$547,00 para quem trabalha em empresa com mais de 10 funcionários.

Sinalizando interesse de se chegar num consenso, a comissão de trabalhadores modificou sua reivindicação financeira.

Os metalúrgicos de Minas apresentaram uma contraproposta com aumento salarial de 6,09%, retroativo a outubro, para quem ganha até R$8.106,00. Para quem recebe acima desse valor, reajuste de 4,09%.

Os trabalhadores reduziram a reivindicação do abono salarial para R$700,00, porém mantendo que seja para todos os trabalhadores, independente do número de funcionários por empresa.

Os metalúrgicos exigem também que todas as faixas do piso salarial sejam reajustadas em 8,09%, além de cesta básica no valor de R$250,00.

A próxima rodada de negociação da campanha salarial unificada dos metalúrgicos de Minas será no dia 21 de outubro, às 14h00.