TROCA DE FERIADO: BOM OU RUIM?

postado em: Notícias | 0

Por Leandro Gomes.

Está em discussão entre os metalúrgicos de Minas e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) a criação de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2024/2025) que permita a troca de um feriado que caia no meio da semana por outro dia no início ou no fim de semana.

A troca de feriado tem pontos positivos e negativos. Os pontos positivos são a possibilidade de descansar por um período prolongado, de fazer uma viagem e resolver problemas pessoais, uma vez que o trabalhador estará de folga em um dia útil.

Entretanto, a troca do feriado pode não ser tão vantajosa para quem é casado (a) e tem filhos. Com a troca do feriado, algumas questões devem ser observadas. Por exemplo: com quem os filhos menores vão ficar no dia do feriado?

A troca pode, inclusive, atrapalhar o convívio familiar, uma vez que no dia feriado parte da família estará em casa e no dia da folga do metalúrgico (a) somente ele (a) estará desocupado (a).

A proposta da troca de feriado partiu da FIEMG, mas os metalúrgicos de Minas exigem que a decisão da troca seja tomada durante assembleia realizada pelo Sindicato com os trabalhadores.

Se houver acordo na mesa de negociação de incluir a nova cláusula na CCT, os metalúrgicos serão consultados, através de assembleia, sobre a concordância deste e dos demais pontos da Convenção Coletiva de Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 2 =