CAMPANHA SALARIAL 2025/2026: ASSEMBLEIA PARA VOTAR PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DIA 24/07

postado em: Notícias | 0

A campanha salarial dos metalúrgicos de Minas, responsável por definir o reajuste salarial de mais de 200 mil trabalhadores em todo estado de Minas Gerais, terá início no dia 24 de julho, com a assembleia de votação da pauta de reivindicações, às 18h00, na sede do Sindicato. (EDITAL).

Mas antes de falar sobre índices, valores de abono ou renovação das cláusulas sociais é importante chamar a atenção para a responsabilidade de cada trabalhador e trabalhadora no processo de fortalecimento da luta sindical.

Todo trabalhador (a) quer manter e ampliar conquistas. O Sindicato é a principal, e em alguns casos, a única ferramenta de luta na defesa dos interesses da classe trabalhadora, porém um grande número de trabalhadores ainda fecha os olhos para a importância de uma entidade sindical fortalecida e estruturada.

‘Fortalecer o Sindicato significa parar na portaria da empresa e ouvir o recado do dirigente sindical, é quando você leva para o interior da fábrica o boletim informativo, é quando repassa para os colegas as informações oficiais da entidade, é quando se associa ao Sindimetal e é também quando não se opõe aos valores de fortalecimento sindical entre outras coisas’, disse Geraldo Valgas, presidente do Sindicato.

Toda negociação feita sem a participação efetiva do trabalhador (a) termina com um acordo que agrada mais o patrão do que os funcionários.

Exemplos não faltam de conquistas que só foram alcançadas depois da mobilização do conjunto dos trabalhadores. Na Maxion, na Fontana, na ABB e em várias outras empresas os acordos de PLR fecharam este ano com valores bem acima do que as empresas queriam impor.

‘Muito cuidado, pois enfraquecer o Sindicato é a mesma coisa que querer mais saúde e segurança no local de trabalho, mas defender o fim da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)’ alertou Valgas.