A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma condição que causa compressão do nervo mediano no punho, levando a sintomas como dor, dormência e formigamento na mão e dedos.
Gestantes e pessoas que têm diabetes, glândula da tireoide hipoativa, certas formas de amiloidose ou artrite reumatoide têm um risco aumentado de desenvolver a síndrome do túnel do carpo.
Também estão em risco pessoas cujas atividades profissionais exijam movimentos de esforço repetitivo com os pulsos estendidos, como utilizar uma chave de fenda.
O tratamento pode variar de imobilização e medicamentos a fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.
A trabalhadora e o trabalhador, sócios do Sindicato dos Metalúrgicos, que estiverem com esses sintomas, podem marcar uma consulta com o ortopedista da entidade e se necessário, iniciar o tratamento com o fisioterapeuta.
PREVENÇÃO
Para prevenir a síndrome do túnel do carpo é fundamental minimizar movimentos repetitivos da mão, manter uma postura adequada ao utilizar teclados e evitar posições que dobrem demais o pulso. Alterne tarefas, faça pausas regulares e use apoios de pulso para garantir uma posição neutra. Os alongamentos antes, durante e depois das atividades laborais ajudam a fortalecer as mãos e pulsos.