Manifestação dos metalúrgicos atrasa produção em algumas empresas

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, juntamente com o Sindicato de Betim, realizou na manhã de hoje (30), o bloqueio das Avenidas Amazonas, nos dois sentidos e David Sarnoff, em frente a portaria da Belgo Bekaert e na MG050, em Mateus Leme.

A atividade unificada da campanha salarial dos metalúrgicos de Minas Gerais foi em protesto contra a proposta medíocre da FIEMG, que até agora só ofereceu para os trabalhadores um reajuste salarial de 5,9% (ou seja, ZERO de aumento real) e ainda tem a cara de pau de recorrer à chantagem para tentar conseguir a implementação do banco de horas na categoria.

O bloqueio durou aproximadamente uma hora e provocou um congestionamento no transito de mais de cinco kilometros, segundo informações divulgadas pela grande imprensa. Com isso os especiais que transportavam trabalhadores da Fiat Automóveis, Belgo Bekaert, Teksid e outras fábricas metalúrgicas da região não puderam passar, ocasionando atraso na produção dessas empresas.

A atividade foi considerada bastante positiva, pois além de atrasar a produção de algumas empresas que estão barrando o aumento real da categoria na mesa de negociação, desmascarou a postura egoísta dos patrões do setor em Minas para a opinião pública em geral, cuja proposta de acordo é a pior do Brasil.

Hoje tem uma nova rodada de negociação

Está agendada para hoje (30), às 14h30, uma nova rodada de negociação com os representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Amanhã, quinta feira, às 18 horas, será realizada assembleia de trabalhadores na sede do Sindicato para avaliar o resultado dessa reunião e, caso seja necessário, construir a greve da categoria.