Dia Internacional da Mulher

Participação das mulheres nos Comitês Sindicais por Empresa

Mesmo com a discriminação, preconceito e opressão, as mulheres continuam avançando nas suas conquistas e hoje já ocupam papéis de destaque dentro do cenário produtivo nacional e na sociedade. Mas é preciso aumentar essa inserção da mulher em vários setores como no mercado de trabalho, participação sindical e organização no local de trabalho.

A ausência de trabalhadoras nesses espaços tem reflexos na estrutura sindical e nas pautas de negociações que atingem diretamente suas vidas. A organização é fundamental para os embates e desafios colocados para as mulheres, que vêm sofrendo, de várias formas, com a desigualdade, opressão, preconceito e retaliação no ambiente de trabalho.

Os Comitês Sindicais por Empresas ( CSEs) são importantes aliados para a defesa dos direitos dos trabalhadores e para fortalecer as lutas por novas conquistas no local de trabalho. Por isso a participação das mulheres nos comitês é um direito e uma necessidade, pois ainda enfrentamos diferenças salariais, assédio moral, descriminação, entre tantas outras situações.

O comitê é uma ferramenta da qual, nós companheiras, temos que usar e para isso temos que nos inserir e fazer parte do processo. O Sindicato de BH/Contagem e região já tem alguns comitês formados, mas também precisa da participação e envolvimento das trabalhadoras metalúrgicas.

O Sindicato, junto com o coletivo de mulheres, vai fazer uma atividade comemorativa no dia 29 de março para as mulheres metalúrgicas, com o objetivo de organizar as companheiras para a luta e novas conquistas, principalmente quanto a inserção delas nos CSEs.

Todas as trabalhadoras devem se unir num esforço diário e constante para garantir a igualdade dos direitos. Venham e participem!