2º Encontro de Mulheres no Sindimetal BH/Contagem

Secretaria de Mulheres do Sindimetal BH/Contagem promoveu evento de formação

No sábado, 29 de março, a Secretaria de Mulheres promoveu um grande evento pelo Dia Internacional da Mulher na sede do Sindicato que serviu para descontrair e oferecer formação política para as companheiras de várias fábricas da nossa base sindical. Participaram do evento cerca de 120 mulheres mostrando a força das metalúrgicas.

A primeira mesa esteve composta pelo presidente, Geraldo Valgas, o secretário de políticas sociais, Francisco Xavier, e a secretária de mulheres, Margareth Gonçalves. Para descontração da plateia o humorista “Kilinho do Leste” apresentou um show de Stand Up divertindo bastante as companheiras.

Em seguida formou-se a segunda mesa composta pelas diretoras do sindicato, Maria Ferreira que também é secretária de mulheres da FEM/CUT-MG, e Tânia Maria. As palestrantes convidadas foram a ex-prefeita de Contagem, Marília Campos e a professora de Filosofia da UFMG, Daniela Muradas, que fizeram uma belíssima exposição.

O debate foi enriquecedor e incentivou as mulheres a assumirem um lugar de destaque na vida política, pois ficou claro a pouca participação delas na política brasileira em geral, embora sejam maioria do eleitorado brasileiro.

É importante esclarecer que as palestrantes Marília Campos e a professora Daniela mostraram em números a pequena participação das mulheres no Congresso Nacional, nas prefeituras, no legislativo municipal e até nas associações de bairros. Foi enfatizado o quanto é importante que as mulheres se sindicalizem e participem mais da vida política em geral.

No final do debate, todas participaram de sorteios de brindes e receberam lembranças alusivas ao Dia Internacional das Mulheres e aos 80 anos do Sindicato, que será comemorado neste ano de 2014.

“A Secretaria de Mulheres espera ter propiciado a oportunidade de absorver conhecimento para dividir com as demais companheiras que não puderam comparecer. Esperamos que tenham gostado e até o próximo evento”, falou Margareth Gonçalves, Secretária de Mulheres do Sindicato.