Trabalhadores da Vallourec em Belo Horizonte rejeitam proposta de PLR

Há dois anos que a discussão da PLR com a Vallourec não avança porque, durante a negociação, ela não aceita a reivindicação dos trabalhadores e a maioria da Comissão acaba assinando acordo com a proposta da empresa.

Em todos esses anos, o Sindicato pediu a intervenção do Ministério do Trabalho, mas não teve êxito porque a Vallourec manteve sua postura intransigente.

Na negociação da PLR deste ano, a situação voltou a se repetir, ou seja, a Vallourec não quer atender a reivindicação dos trabalhadores e a maioria da comissão na mesa de negociação, ou seja, 17 membros, votou a favor da proposta da empresa. Seis membros da Comissão e o representante do Sindicato votaram contra.

O Sindicato deixou claro na mesa de negociação que não vai assinar nenhum acordo sem antes consultar os trabalhadores em assembleias, para saber se eles aprovam ou não a proposta da empresa.

Diante disso, no dia 25 de novembro (terça-feira passada), o Sindicato realizou assembleia com os trabalhadores dos três turnos. Os companheiros da empresa rejeitaram por unanimidade a proposta de PLR proporcional aos salários apresentada pela Vallourec e reafirmaram a reivindicação de PLR igual para todos.

Nas mesmas assembléias, os trabalhadores manifestaram disposição de intensificar a mobilização no interior da fábrica para exigir que a reivindicação deles seja atendida. Inclusive sinalizaram com a possibilidade de greve, caso a empresa se mantenha intransigente.

A assembleia dos trabalhadores é soberana e desautorizou o acordo da forma que está sendo proposto pela Vallourec. Em função disso, esperamos que a maioria da comissão reveja sua decisão e não assine o acordo.

Em virtude da decisão dos trabalhadores, o Sindicato solicitou reunião de mediação no Ministério do Trabalho para tentar resolver o impasse.

Companheiros, as assembleias recusaram a proposta da Vallourec e decidiram que, se ela não atender a reivindicação de PLR igual para todos, os trabalhadores irão organizar a luta e preparar a greve.

A partir de agora a responsabilidade é de todos nós. Vamos juntos lutar pela nossa vitória!