Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas

Trabalhadores de todo o Brasil realizam hoje,  quarta-feira, 3 de fevereiro, um Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas para protestar contra as ameaças do Projeto de Lei do Senado (PLS) 555/2015. Em Belo Horizonte, o ato acontecerá às 12 horas, em frente à agência da Caixa, na avenida do Contorno 8.256, ao lado da trincheira, no bairro Santo Agostinho.

Conhecido como Estatuto das Estatais, o texto está na pauta do Congresso e só não foi votado em 2015 por causa da pressão feita pelos trabalhadores. Com a justificativa de garantir a “transparência” nas estatais, a proposta é na realidade uma “bomba privatista” e representa uma grave ameaça contra o patrimônio do povo brasileiro. O PLS 555/2015 apresenta, em seu texto, medidas que podem diminuir o papel do Estado na gestão das empresas públicas federais, estaduais e municipais.

Os trabalhadores repudiam esta proposta, que visa colocar importantes empresas como a Caixa, os Correios, o BNDES e a Eletrobras sob a ótica do mercado e do setor privado. Com isso, corre-se o risco da privatização e fica prejudicada a atuação social destas grandes empresas no desenvolvimento de políticas públicas que contribuem para o crescimento econômico e social do Brasil.

A defesa da Caixa como banco 100% público é fundamental para garantir a implementação de importantes políticas sociais no Brasil. De acordo com balanços do banco, a carteira de crédito passou de R$ 80,1 bi para R$ 494,2 bi de 2008 a 2013, um aumento de 517%. Além disso, os programas de transferência de renda distribuíram cerca de R$ 26,5 bilhões em 2013, totalizando 181,2 milhões de benefícios pagos. Já o Minha Casa Minha Vida, apenas em 2013, destinou R$ 49 bilhões para a construção de 692,9 mil unidades habitacionais voltadas principalmente para a população de baixa renda.

Por estes motivos, o Sindicato vai às ruas e conta com o apoio de todas e todos para defender o patrimônio dos brasileiros.

Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas

3 de fevereiro, quarta-feira.

Ato em frente ao prédio da Caixa na avenida do Contorno, 8.256, em Belo Horizonte (prédio da trincheira).

A partir das 12h

Participe!