Sindimetal BH/Contagem e região completa 83 anos

Há 83 anos, um pequeno grupo de operários acreditou que a união e o compromisso na luta da classe trabalhadora, poderia trilhar a categoria num caminho de conquistas e no dia 11 de agosto de 1934, esse mesmo grupo fundou o Sindicato dos Operários Metalúrgicos de Belo Horizonte.

Era uma época em que acontecia a expansão dos centro urbanos com a industrialização, o crescimento da classe operária e consequentemente, a necessidade de organização desses trabalhadores para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e salário. Neste cenário nasceu o que hoje é o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e região, que no dia 11 de agosto de 2017 completou 83 anos e tem uma base representativa com oito municípios  e cerca de 60 mil trabalhadores.

Desde sua criação o Sindicato esteve presente em vários momentos importantes da vida política e sindical do país e mesmo atravessando períodos conturbados, esta entidade jamais fugiu da luta. Este ano temos mais uma batalha pela frente. Vamos combater a terceirização e a nova legislação trabalhista que o atual governo golpista impôs à classe trabalhadora. Também não podemos esquecer da reforma da previdência que os corruptos do Congresso querem aprovar, acabando com o direito à aposentadoria.

Nosso principal desafio para a Campanha Salarial 2017 é enfrentar estes ataques aos trabalhadores e ao povo brasileiro. Nós sabemos e temos certeza que com a união e apoio de toda categoria, este será mais um capítulo de nossa história, que sempre foi forjada na luta.

Geraldo Valgas – Presidente do Sindicato