SINDICATO E DAYCO ASSINAM ACORDO SOBRE FECHAMENTO DA PLANTA EM CONTAGEM

O Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região e a Dayco assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o encerramento das atividades da planta em Contagem, prevista para novembro deste ano.

Foram várias rodadas de negociações, que contaram com empenho dos dirigentes sindicais Zé Rodrigues e Geraldo Valgas e com a importante participação da assessoria jurídica do Sindicato, através da Dra. Adriana (uma das sócias do escritório responsável pela área coletiva).

INDENIZAÇÃO

O acordo garante aos trabalhadores, que prestam serviço à Dayco do dia 01 de abril de 2020 até a data da rescisão, uma Indenização Especial de valor equivalente a 15% do salário nominal, por mês trabalhado, desde que observado o requisito de absenteísmo individual mensal e desde que dispensados sem justa causa. A indenização será paga quando o contrato de trabalho for encerrado.

PLANO DE SAÚDE E CESTA BÁSICA

O Acordo estabelece também uma indenização de quatro parcelas do valor do plano de saúde e quatro parcelas do valor da cesta básica aos empregados efetivos da Dayco que forem dispensados, sem justa causa, a partir do dia 01 de agosto de 2020.

HOMOLOGAÇÃO

A homologação das rescisões de contrato, dos funcionários com mais de um ano de empresa, será realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, garantindo maior segurança aos trabalhadores.
Em reconhecimento do trabalho e empenho da entidade sindical na conquista do acordo, os funcionários da Dayco aprovaram uma taxa de solidariedade em favor do Sindicato.

“Acreditamos ter construído um bom acordo, principalmente na questão financeira. As garantiras estabelecidas darão maior fôlego aos trabalhadores até que se recoloquem no mercado de trabalho”, destacou Zé Rodrigues.

Toda a produção realizada na Dayco de Contagem será transferida para planta de São Paulo.