CAMPANHA SALARIAL REPARAÇÃO DE VEÍCULOS: Proposta da patronal é ridícula

Durante a primeira reunião de negociação da campanha salarial do setor de reparação de veículos, realizada dia 22 de fevereiro, entre o Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais (Sindirepa-MG), a patronal apresentou uma contraproposta de desvalorização dos trabalhadores e retirada de direitos.

Este ano haverá discussão somente para renovar as cláusulas econômicas, uma vez que as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), aprovada em 2020, tem vigência até 2022.

Sendo assim, o Sindirepa propôs reajustar o salário e o piso salarial dos trabalhadores em apenas 2%. A reivindicação apresentada pelos metalúrgicos foi de reajuste salarial de 3% acima da inflação e aumento no piso salarial de 5% acima da inflação.

“Reajustar o salário acima da inflação significa, além de repor as perdas inflacionárias, a valorização dos trabalhadores e a elevação do poder de compra”, ressaltou Walter Fideles, secretário de comunicação do Sindimetal.

A proposta da patronal é não pagar o abono único e especial, para trabalhador de empresa que não tem programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e retirar a cláusula que garante ao empregado receber 1/3 de férias. A luta do Sindicato é por um abono de R$ 600,00.

“A crise econômica e sanitária pela qual o país atravessa, com perdas de emprego e renda e elevado aumento dos preços dos alimentos e itens básicas do dia-dia, como água, luz, gás de cozinha, arroz, feijão, óleo e etc eleva a importância de se manter e ampliar os benefícios financeiros duramente conquistados pelos trabalhadores. O abono salarial e o 1/3 de férias, além de fazerem enorme diferença para o trabalhador que recebe, servem também para aquecer a economia local”, disse Heraldo da Silva, diretor do Sindimetal.

A próxima rodada de negociações será dia 09 de março. A data base do setor de reparação de veículos é 1º de março.

Acompanhe todas as atualizações da campanha salarial do setor de reparação de veículos pelo site do sindicato: sindimetal.org.br e pelas redes sociais da entidade. Somente com a participação e envolvimento da cada um conseguiremos preservar nossos direitos e ser valorizado.