“BALDE DE ÁGUA FRIO”: PROPOSTA DA FIEMG FRUSTRA TRABALHADORES

As expectativas de avanço das negociações da campanha salarial unificada dos metalúrgicos de Minas 2021/2022 foram frustradas logo que iniciou a reunião realizada nesta terça-feira, 19 de outubro, entre trabalhadores e patronal.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) apresentou a mesma proposta de reajuste salarial com o índice de 10,78% parcelado em três vezes. Proposta já recusada pelos metalúrgicos na última reunião.

Quase todas as outras reivindicações dos trabalhadores foram negadas pela patronal, um verdadeiro “banho de água fria” na comissão de trabalhadores, que chegou a usar o termo “ausência de possibilidade de acordo”, tamanha a dificuldade em se chegar numa proposta defensável na assembleia.

Além de manter a proposta de reajuste parcelado até abril de 2022, a FIEMG manteve os mesmos valores de abono único e especial para quem não recebe PLR, sendo R$222,00 para empresas com até dez empregados e R$444,00 para empresas com mais de dez trabalhadores. Nos dois casos com pagamento parcelado, 50% em fevereiro e 50% em março de 2022.

A patronal manteve a exclusão da cláusula que garante o emprego ou o salário dos trabalhadores por um determinado período após a assinatura do acordo. Não aceitou a mudança no limite de aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e negou a reivindicação de uma cesta básica ou vale alimentação no valor de R$80,00.

Os metalúrgicos reduziram a reivindicação de reajuste salarial para o índice de 11,28% aplicado de forma integral sobre o salário de outubro, data base da categoria.

Os trabalhadores também mantiveram a reivindicação do abono único e especial no valor de R$550,00 para todas as empresas.

Na próxima quinta-feira, 21, às 10h00, trabalhadores e patronal se reúnem de forma presencial, na sede da FIEMG, para tentar chegar num acordo. Os metalúrgicos vão apresentar nova proposta de redação sobre abono de férias para empresas com até 10 trabalhadores.