REPARAÇÃO DE VEÍCULOS: Pauta de reivindicação da campanha salarial é entregue ao Sindirepa

Na tarde dessa terça-feira, 25 de janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, através do seu presidente, Geraldo Valgas, e do secretário de Políticas Sociais e presidente da FEM/CUT-MG, Marco Antônio, entregou a pauta de reivindicações da reparação de veículos ao Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos (SINDIREPA).

A entrega da pauta marca o início da campanha salarial 2022/2023 do setor, que tem a data base em 1º de março. A previsão é que a primeira reunião entre trabalhadores e patrões, para debater as reivindicações, aconteça na primeira quinzena de fevereiro.

A luta econômica deste ano é por aumento salarial de 3% acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, abono de R$750,00, para quem não recebe PLR, e piso salarial de R$1.500,00, além da manutenção do abono de férias.

Nas cláusulas sociais vale destacar a reivindicação que amplia para 60 dias a garantia de emprego para quem se tornar pai, e o abono de falta por impossibilidade de comparecimento, por intempéries de qualquer natureza.

SETOR DE REPARAÇÃO MANTÉM TENDÊNCIA DE MERCADO AQUECIDO PARA ESTE ANO

É importante ressaltar que o setor de reparação de veículos, considerado essencial, manteve as lojas abertas durante os períodos mais agudos da pandemia.

Além disso, segundo matéria do Diário do Comércio, em 2021, as vendas do setor de autopeças e acessórios veiculares aumentaram 10% em Belo Horizonte, o que reflete no aumento da demanda do setor de reparação de veículos.
“A baixa oferta de veículos novos no mercado estimulou as vendas do setor de autopeças e acessórios veiculares em Belo Horizonte. Com maior demanda para manutenção dos carros e caminhões, as vendas do setor avançaram 10% em 2021 e a tendência para este ano é de mercado ainda aquecido e alta de, pelo menos, 5%”, diz texto publicada no site Diário do Comércio, dessa terça-feira, 25.