ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG CELEBRA OS 90 ANOS DO SINDIMETAL

Responsável pela primeira grande greve de trabalhadores após o golpe militar de 64, o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte/Contagem e Região (Sindimetal) foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em audiência pública realizada nesta quinta-feira,16 de maio.

Durante a reunião, organizada pela Comissão de Participação Popular da ALMG, também foram celebrados os 90 anos de fundação da entidade sindical, que se completam no dia 11 de agosto deste ano. A audiência pública foi requerida pelo deputado Ricardo Campos (PT), vice-presidente da comissão.

Ao abrir a reunião, o deputado Ricardo Campos destacou a importância do Sindimetal no cenário nacional. “É um dos sindicatos com mais representatividade entre os sindicatos de operários da América Latina. O Sindimetal é o berço da luta pelos direitos e pela democracia em Contagem”, afirmou o parlamentar.

Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal, recebeu de Ricardo Campos o diploma do voto de congratulações da Assembleia de Minas com o Sindimetal, parabenizando a instituição pelos seus 90 anos.

Valgas afirmou que a entidade está pronta para exercer um papel de liderança na retomada do processo democrático no Brasil. “O melhor caminho para reconstruir a democracia no Brasil é colocar no centro dela a cultura dos direitos do trabalho”, propôs.

Ex-presidenta da CUT Minas, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) exaltou o trabalho sindical como origem e fonte de força para todo o seu trabalho político.

Toda a atual diretoria do sindicato também participou da reunião e, entre outros convidados, o ex-presidente Paulo César Funghi Alberto e o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais (Femcut-MG), Marco Antônio de Jesus. A trajetória de luta do Sindimetal também foi elogiada pelo atual superintendente regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Carlos Calazans, em mensagem gravada em vídeo, enviada à Assembleia. (Com informações da ALMG).

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO