DIA HISTÓRICO NO SINDICATO: MINISTRO DO TST, MAURÍCIO GODINHO LANÇA SEU LIVRO NA SEDE DO SINDIMETAL

O Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região viveu na noite dessa quinta-feira, 06 de junho, mais um momento marcante na sua história, com a presença do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho, no lançamento do seu livro “Direito do Trabalho no Brasil”.

O evento, que faz parte do calendário de comemorações dos 90 anos do Sindicato, que se completam dia 11 de agosto, reuniu centenas de pessoas, entre trabalhadores, lideranças polícias e sociais, sindicalistas, estudantes, advogados e professores.

Geraldo Valgas, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos ressaltou a o quão representa a presença de um ministro do TST dentro do Sindicato. “Um conceituado ministro do trabalho usando as dependências do Sindicato para fazer o lançamento de mais uma obra literária nos mostra que o trabalho que as diretorias que passaram por este sindicato fizeram e a que a atual diretoria faz, no sentido de lutar por melhores condições de trabalho, pelo direito do trabalhador e por valorização financeira, estão no caminho certo”.

O ministro Maurício Godinho destacou alguns objetivos do seu livro. “O livro busca responder questões como o porquê de as elites brasileiras continuarem desvalorizando o trabalho, os trabalhadores, os direitos trabalhistas e o próprio Direito do Trabalho nos dias atuais. Da mesma forma, por que persiste um sistema socioeconômico, institucional e cultural que exclui parte significativa da população brasileira, desde mulheres a negros e trabalhadores em geral, entre outros segmentos?”.

Professor e cientista político Juarez Guimarães afirmou que sem direito do trabalho não há democracia. “Unir em torno do direito do trabalho é fundamental para derrotar o neoliberalismo, que tem o objetivo de destruir o mundo do trabalho”.

Marília relembrou sua trajetória no movimento sindical e ressaltou as grandes lutas travadas pelos metalúrgicos de BH/Contagem, que contribuíram para a democratização do mundo do trabalho. “A história do Sindimetal nos enche de orgulho, pois nos ajudou a conquistar uma cidadania democrática no nosso país”.

Entre as principais lideranças que prestigiaram o evento, vale destacar o juiz do trabalho Dr. Bruno, a vereador por Contagem Moara Saboia, o presidente da OAB Barreiro Dr. Fábio Moreira, o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o presidente da FEM/CUT-MG, Marco Antônio, representantes do escritório do Dr. Caldeira Brant, representantes da FIEMG, entre outros.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI!