O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrou, em setembro, alta de 0,48% e nos últimos 12 meses, 4,09%, segundo dados divulgados pelo IBGE, nessa quinta-feira, 10 de outubro.
O INPC de setembro é sempre aguardado com ansiedade pelos Metalúrgicos de Minas, pois é com base nele que é feito o debate com a FIEMG sobre o aumento salarial.
Este ano, os metalúrgicos reivindicam aumento de 4% acima do INPC de setembro, que daria um total de 8,09% de reajuste.
No próximo dia 14 de outubro os metalúrgicos e a FIEMG se reúnem para discutir as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2024/2025).
A conquista de aumento real no salário é fundamental para repor o poder de compra das famílias, corroído mês a mês pela inflação. O índice oficial medido pelo INPC é uma média de preços de serviços e produtos consumidos por família com renda que varia de 1 a 5 salários mínimos.
Como o índice é determinado com base na média dos preços, em vários casos um produto ou serviço realizado dentro dos últimos 12 meses teve reajuste bem superior a inflação oficial, o que confirma a importância de lutar e conquistar aumento acima da inflação.
Deixe um comentário