O Sindirepa, (Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos) propôs reajustar o salário e as demais cláusulas econômicas em 4%, percentual abaixo da inflação prevista para fevereiro, e quer retirar da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2025/2026) cláusula que garante ao trabalhador pagamento de um abono no retorno de férias.
A proposta da patronal foi apresentada ao Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região durante reunião de negociação da campanha salarial da reparação de veículos para renovação das cláusulas da CCT 2025/2026, realizada nesta terça-feira, 11 de fevereiro.
O Sindimetal recusou a proposta e manteve as reinvindicações apresentadas inicialmente, com reajuste salarial de 100% do INPC acumulado nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro de 2025, mais 3% de ganho real, piso salarial de R$1.925,00 e abono salarial de R$900,00, além da manutenção das demais cláusulas da CCT.
“A renovação da CCT deve ser um instrumento de manutenção das conquistas sociais e do poder de compra dos trabalhadores e de valorização financeira, não de retirada de direitos. Propor um reajuste salarial abaixo da inflação é retirar o alimento da mesa do trabalhador, é precarizar a saúde, a educação e o lazer de quem vende a mão de obra para sustentar a família”, afirmou Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.
A próxima rodada de negociação será no próximo dia 20 de fevereiro, às 08h00, na sede do Sindirepa.