UFMG E OAB: SINDICATO É HOMENAGEADO PELO PROTAGONISMO NAS LUTAS POR DEMOCRACIA E DIREITOS

postado em: Notícias | 0

Contar a verdadeira história e preservar memórias é fundamental para que os jovens valorizem seus direitos e benefícios, conquistados com o sangue e a vida de homens e mulheres, que no passado lutaram por melhores condições de trabalho.

O Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, protagonistas em várias dessas lutas, principalmente durante a ditadura militar, foi homenageado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG).

O Sindimetal recebeu uma placa do Departamento de Direito do Trabalho da UFMG em reconhecimento pela contribuição da entidade com a democracia brasileira. A solenidade, organizada pela Daniela Muradas, professora de direito do trabalho da UFMG, aconteceu nesta terça-feira, 01 de julho, no prédio da escola de direito da UFMG.

Durante o evento, intitulado “Greves Metalúrgicas e a Ditadura. Para que não se esqueça, para que nunca mais acontece”, a história greve de 1968, protagonizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, foi relembrada pelos participantes e através da exposição de 25 fotografias do acervo da Socióloga, jornalista e fotografa Mana Coelho.

‘A solenidade contou com a presença da diretoria do Sindimetal, de várias lideranças da Justiça do Trabalho, com a presença do superintendente regional do Trabalho de Minas Gerais, Carlos Calazans, e vários homens e mulheres que tiveram papel destacado nas lutas do passado, como Zé Maria de Almeida, Otomar Lúcio, Marco Antônio, entre outros’, disse Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.

VEJA AS FOTOS DO AVENTO AQUI