A pauta de reivindicações da campanha salarial unificada 2025/2026 dos metalúrgicos de Minas, aprovada durante assembleia realizada nessa quinta-feira, 24 de julho, foi construída com o objetivo de valorizar financeiramente os trabalhadores e trabalhadoras, ampliar direitos e proporcionar bem estar para todos e todas.
Entretanto, a pauta por si só não é capaz de garantir que todas as cláusulas propostas sejam efetivamente aplicadas. Antes haverá um processo de negociação com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que defende os interesses do patrão.
Por mais que a comissão de trabalhadores que negocia com a FIEMG seja experiente e capacitada, o apoio e a participação dos trabalhares junto ao Sindicato é determinante para conquistar uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) satisfatória.
Durante a campanha salarial várias atividades serão realizadas nas portarias das empresas de BH/Contagem e região. A expressão “juntos somos mais fortes”, apesar de antiga, é muito verdadeira e dá resultado quando colocada em prática.
“O Sindicato convida cada metalúrgico e metalúrgica do chão de fábrica para unir forças na campanha em defesa da nossa pauta e de um reajuste salarial que realmente seja sinônimo de valorização”, disse Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.
A pauta de reivindicações será entregue à FIEMG no dia 05 de agosto, às 09h00. Uma grande manifestação de trabalhadores e sindicalista será realizada na portaria da FIEMG para iniciar a campanha com força total.
CONFIRA AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES