CAMPANHA SALARIAL 2025/2026 DOS METALÚRGICOS DE MINAS:

postado em: Notícias | 0

A pauta de reivindicações dos Metalúrgicos de Minas foi entregue à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), nessa terça-feira, 5 de agosto, marcando o início oficial da campanha salarial unificada da categoria.

A comissão de trabalhadores, formada pelas federações FEM/CUT-MG, FITMETAL e FEMETAL MINAS, aguarda a patronal marcar uma data para a primeira reunião de negociação da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2025/2026), que deve acontecer em setembro.

“Entre as cláusulas financeiras e sociais, vale destacar a luta por valorização do salário e do piso salarial, a redução de jornada de trabalho sem redução de salário, a ampliação das licenças maternidade e paternidade e o combate ao feminicídio”, destacou Marco Antônio, presidente da FEM/CUT-MG e secretário de formação do Sindimetal.

Para marcar a entrega da pauta, metalúrgicos, sindicalistas e varias lideranças de movimentos sindicais e sociais fizeram uma manifestação na portaria do prédio da FIEMG e caminharam até o antigo Departamento de Ordem Pública e Social (DOPS), atualmente ocupado por movimentos sociais que lutam para transformar o espaço em memorial dos direitos humanos.